Milhares de pessoas pelo mundo podem dizer sobre os benefícios que os pets trazem para a saúde mental, por ter a experiências que um animal de estimação traz, um ambiente de amor, sim eles nos oferecem carinho, nós retribuímos e assim torna-se um ser humano melhor.
Grande parte dos tutores de animais de estimação conhece a alegria instantânea que esses bichinhos trazem a nossa vida.
Contudo, o que muitas pessoas desconhecem são os benefícios para a qualidade de vida que um pets pode proporcionar a pessoa que se dispõem a ser um tutor.
Nesse sentido, podemos dizer que a interação entre o ser humano e os animais podem trazer benefícios em várias áreas da vida inclusive na saúde, curando ou aliviando sintomas, por exemplo de: ansiedade, depressão e estresse.
Além disso, essa interação de amor com o animalzinho poderá nos proporcionar diversos sentimentos positivos, que ajudam a ter uma vida melhor e mais saudável física e mental.
Pesquisas mostram os benefícios que os pets trazem para saúde mental
Segundo pesquisas da Ampara Animal, que fez uma pesquisa interna com alguns abrigos do Brasil, mostraram um aumento de 5% na adoção durante o ano de 2020.
Outro estudo feito no Instituto DataFolha, mostra que, 62% dos brasileiros entre 15 anos ou mais tem em sua casa, pelo menos um pet, sendo os mais comuns cães e gatos.
Sentimentos catalogados em pesquisas feitas com Pets e seus Tutores
Como já falado muitos optam por tem gatos ou cães como pets, por serem mais dados a domesticação, e muitas pessoas relatam sentimentos positivos vivendo em interação diária com seus pets.
Veja o caso de Beatriz Breves (psicóloga e especialista na ciência do sentir). Ela que possui 13 pets (gatos), já catalogou mais de 620 sentimentos durante todos os anos de estudo, concluindo que ter um pet em casa, alivia sintomas afetos a depressão, ansiedade, estresse e traz mais amor no lar, e ajuda na autoestima também.
Comemora-se no dia 20 de fevereiro o Dia Mundial dos Gatos, e segundo a psicóloga não necessariamente precisa ser um gato o seu pets, mas sim qualquer outro tipos de pets domésticos e assim tornar você um tutor para eles.
Bem da verdade é que na grande maioria dos casos, ainda quando crianças tempos a orientação de reprimir nossos sentimentos, e a interação com os animais ficam superficiais.
Contudo, com a independência da vida adulta ter um vínculo, uma relação com um animal, vivemos esses sentimentos que podem ser libertadores.
Dessa forma, vivenciamos uma experiência direta com esses sentimentos que ao mesmo tempo, e assim aprendemos a não mais reprimir o que sentimos.
Atenção dos tutores as peculiaridades das necessidades de cada pets
Uma coisa importante que sempre deve-se ter em mente é que, estamos a tratar de um se vivo, dessa maneira ele tem suas peculiaridade e necessidades, bem como sua própria personalidade, que deve-se respeitar.
Nesse sentido cuidados como alimentação específica, visitas regulares ao medico veterinário, vacinação, são indispensáveis nessa relação.
Ainda não pode faltar é claro, o amor e carinho entre tantas outras que são importantes para ambos se beneficiarem nesse relação de amor e afeto.
Veja também:
- Conheça Maneiras de amenizar Sintomas da Ansiedade
- Como os Livros podem ajudar a melhorar e manter a saúde mental
Conheça alguns dos benefícios que os pets trazem para a saúde.
Auxilia a combate a depressão: Segundo estudos feitos no Japão, o convívio com animais de estimação podem estimular a produção de ocitocina, hormônio necessário no organismo humano para o bem estar.
Ainda traz benefícios ao coração, aumenta a imunidade, ajuda a combater o sedentarismo, auxilia no desenvolvimento das crianças, fortalecimento entre relações familiares e socialização em um modo geral.
Veja alguns exemplos:
Oferece companhia aos tutores: Os animais de estimação proporcionam uma sensação de segurança e companhia para compartilhar o dia a dia. Cuidar dos pets pode ajudar a pessoa se sentir útil. Essa relação pode ser especialmente importante para pessoas mais velhas ou que passam muito tempo sozinhas, dando-lhe companhia.
Aumenta a autoconfiança: Animais de estimação por incrível que pareça, podem ser excelentes ouvintes, pois nos dão amor incondicional, sem critérios de julgamentos, apenas nos ouvem.
Interação Social: É comum que os tutores de animais se sintam parte de uma comunidade por terem tal afinidade. Passam a frequentar ambientes específicos de lazer com os animais, compartilhando dúvidas e descobertas vivenciadas, fazendo assim pontes para conhecer novas pessoas inclusive.
Cria uma rotina saudável para o dia a dia: Conviver com um pet é ter a consciência que existe um animal que conta com sua ajuda, precisa de você para se alimentar, se exercitar, fazer companhia e receber cuidados diários.
Sendo assim, exigirá do tutor um nível de organização e planejamento que ajuda a manter um foco no dia a dia, logo haverá sentido o seu dia, sabendo que um serzinho depende de você.
Concluindo, saiba que os benefícios que os pets trazem para saúde mental, são inúmeros, por isso caso ainda não tenha tido essa experiência, recomendamos que se torne um tutor adotando um animal que tenha mais afinidades, você irá ver que sua vida irá mudar para melhor com a companhia de um pets em seu lar.