Quer fazer um mapa mental? Veja esses aplicativos que irão te ajudar a criar um facilmente

Estudantes nos mais diversos níveis e principalmente concurseiros pelo Brasil a fora não abre mão de uma bom mapa mental, assim se quer um aplicativo para criar mapas mentais para estudo, confira essas dicas que irão te ajudar a criar um facilmente de forma bastante intuitiva.

Certamente quando se está estudando usar apps para fazer mapa mental pode ser uma boa opção para auxiliar no aprendizado. Essa é uma forma bastante comum e funcional pois ajuda a compreender melhor qualquer conteúdo quer simples ou complexos. Ainda os mapas mentais são mais visuais do que os resumos convencionais o que torna mais interessante para a memória visual.

Às vezes somente a forma tradicional de fazer resumo não é suficiente para assimilar todo o conteúdo, e inclusive quando precisa-se fazer um estudo de revisão geral em pouco tempo, ai que os mapas mentais irão fazer todo a diferença. Primeiramente, vale dizer que um mapa mental é uma ferramenta na forma de diagrama, nele estudante reúne-se as principais ideias sobre um assunto estudado. Então organizar as ideias na forma de diagrama tem como principal objetivo facilitar a memorização das informações em um plano visual resumido

Contudo não tenha uma receita, pois as pessoas personalizam do seu jeito, em um mapa mental não podem faltar conexões de ideias. Dessa forma através dos resumo com escrita e desenho as ideias irão fazer mais sentido para quem está estudando se estiverem interligadas. E ainda, essa junção de pontos importantes precisa fazer sentido para qualquer um que visualize o mapa. Nesse sentido pode ser uma usado uma ordem cronológica, ou ainda por categorias nos temas e assuntos. Veja a seguir alguns apps para auxiliar em como para fazer mapa mental de sucesso.

Apps para criar mapa mental – XMind

Uma excelente opção para fazer um mapa mental com sentido, bem organizado e de fácil visualização é o app XMind. Disponível no Google Play e App Store, o Xmind é um aplicativo que permite criar um mapa mental bem elaborado devido a grande quantidade de recursos que possui. O aplicativo conta com a experiência de mais de 12 anos no mercado, fazendo assim do XMind uma marca que traz confiança aos usuários na hora de criar um mapa mental.

Caso falte inspiração na hora de elaborar o mapa mental o usuário pode se socorre nos diversos templates disponíveis. Os templates são editáveis e intuitivos, e dessa maneira o aluno o usuário pode customizar seu mapa de forma que quiser. Na elaboração do conteúdo do mapa mental, o aluno pode ir adicionando notas no XMind para poder montar o seu mapa a partir dessas anotações previamente inseridas.

Dessa forma o trabalho irá tornar-se mais simples e mais dinâmico. Podemos dizer ainda que, por ser um app de celular, é possível montar o mapa de onde o usuário estiver, quer seja em casa ou na escola. Uma grande vantagem ainda é a possibilidade de adicionar aos favoritos alguns designs e deixá-los acessivos rapidamente para ser usado. Importante dizer que o app XMind também possui versão paga, porem ainda assim é a versão gratuita traz uma experiência e vale muito a pena testar.

Aplicativo para fazer mapas mentais

Apps para criar mapa mental – MindMeister

A segunda ferramenta da lista de apps para fazer mapa mental que vamos deixar como sugestão é o MindMeister, disponível no Google Play e App Store. O aplicativo conta com um layout colorido e uma interface bastante intuitiva e certamente o MindMeister é uma verdadeira referência quando o assunto são elaboração de mapas mentais.

Utilizando um aplicativo para criar mapa mental para estudo o aluno tem a liberdade de montar um mapa de forma prática e simples e com recursos bastantes intuitivos. Ao optar usar o MindMeister também pode ser uma maneira de conseguir criar um conteúdo interessante para uma apresentação ou uma aula. Com os recursos visuais do app você terá uma liberdade de criação ampla, com cores, formas, e diversos tipos de linhas. Nesse sentido, o app também possui uma série de ícones para deixar o trabalho ainda mais bonitos e amigável a apresentação visual.

Os resultados podem ser visualmente bastante interessantes, mas a parte de conteúdo depende unicamente de quem está criando o mapa mental, então a criatividade fica por conta do usuário. Dessa forma, vale reforçar que antes de criar um mapa mental é preciso ler sobre o conteúdo e até anotar alguns pontos que merecem mais atenção para não haver frustação.

Para os usuários que não tem muita familiaridade com mundo do design o app Mindmeister oferece templates prontos e editáveis para seu projeto. Dessa maneira, o estudante irá economizar tempo na hora de montar o seu mapa mental. O aplicativo ainda da a opção para que o usuário aumente ou diminua o zoom para conferir detalhes do seu trabalho. E ainda, também é possível colocar imagens e links ao mapa mental. Para finalizar, importante dizer que o app possui uma versão gratuita e planos pagos onde está disponíveis recursos premium.

Outras Alternativa de aplicações

Como dica recomendamos ainda que quem deseja aprender a criar mapas mentais também podem experimentar uma das opções abaixo destacadas.

Mindly: O que faz do app Mindly uma grande referência é sem dúvidas o que está no design. Acertadamente a plataforma investiu em modelos de mapas modernos e isso atrai muitos usuários. Dessa maneira, os recursos são semelhantes aos demais apps, mas os modelos para montagem dos mapas são se destacam. Ao finalizar o trabalho o usuário ainda pode transformar em PDF.

MiMind: Essa ferramenta se destaca das demais pela quantidade de formatos que dispõe para fazer exportação dos trabalhos. Ela dá a opção para que o usuário salve o seu mapa mental como uma imagem, PDF e até como arquivo de texto. Esse ponto faz com que o trabalho se torne mais acessível principalmente se a intenção for compartilhar.

Mindomo: Essa ferramenta é simples e prática e conta com todos os recursos necessários para desenvolver mapas mentais. Tendo assim uma interface simples e versátil, os usuários conseguem em poucos toques na tela, criar novos trabalhos ou editar mapas que já existentes. Ao terminar o seu mapa ele dá a opção de transformar o seu trabalho em uma apresentação em PPT.

Resenhas marotas para montar mapas mentais

1- Utilize cores que combinem com estilo da apresentação;
2- Use toda sua criatividade;
3- Faça uma organização das ideias antes de iniciar o trabalho;
4- Crie tópicos e sub tópicos
5 -Utiliza ilustrações que ajudam na memória visual

Conclusão

Os mapas mentais são estruturas gráficas que inovaram o aprendizado e surgiu por volta da década de 70. Há vários estudos que comprovam que esse modelo auxilia efetivamente na memorização dos conteúdos estudado sendo assim muito útil aplicativo para criar mapas mentais para estudo. Assim essa ferramenta pode ser muito útil tanto para alunos quanto para professores, ou seja, para ensinar e para aprender também.

Veja Também:

Quer fazer um mapa mental? Veja esses aplicativos que irão te ajudar a criar um facilmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo